O que é e como fazer um eBOOK

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Você talvez esteja se perguntando: O que é um Ebook? Como fazer um Ebook? Para que serve um Ebook?
Vamos fazer uma comparação. Digamos que um Email é a mesma coisa que uma carta enviada pelo correio. Então, um Ebook é a mesma coisa que um livro que você compra na livraria, certo?
A palavra Ebook ( e-book ) é uma sigla que significa "eletronic book" e nada mais é do que um livro em formato digital.

Junto com o aumento na venda de , iPods, smartphones e dos tablets em todo o mundo,  vem um aumento ainda maior de dispositivos que que criam e leem textos digitais, os chamados "Ebooks".

Existem vários formatos de Ebooks disponíveis no mercado, os mais comuns são PDF, HTML e ePub ( publicação eletrônica ). Também podemos entrar em .doc, .odt, .txt, .lit e .opf.
Alguns aplicativos criam esses Ebooks mas não podemos esquecer que muitos livros famosos e importantes foram publicados em papel e que agora estão entrando nesse sistema, através dos conversores de Ebook.
 
Algumas pessoas acreditam que o livro impresso nunca poderia ser substituido pelo Ebook pelo apelo visual e o charme. Eles dão o exemplo da biblioteca. 
Imagine todos os livros de uma biblioteca dentro de um computador. Imaginou? Pessoalmente, eu acho doloroso e sem o charme algum.
 
Mas existem muitas vantagens nos livros digitais e que superam e muito os de papel. A principal é a portabilidade: Um livro (ebook) é publicado na Austrália e alguns segundos depois e comprado aqui no Brasil.
 
Como não requer papel, o Ebook se torna muito mais barato e isso já é um atrativo para o leitor na hora da compra. Mas se preferir poderá imprimir seu Ebook e ler confortavelmente no sofá de casa e guardá-lo na sua estante.
 
Mas a mais importante delas é a facilidade no transporte, pois como eu disse antes, você pode carregar um caminhão de livros dentro do seu notebook ou smartphone. Bom, não é?
Depois de se escrever ou converter um Ebook, você precisa de um programa que leia seu texto digital e é aí que entra o "Ebook Reader".
 
Existem várias marcas disponíveis no mercado, entre eles está Amazon Kindle que é um aparelho criado especificamente para ler esse tipo de texto.
Já existem várias editores que se especializaram na criação, comercialização e conversão de Ebooks.
Também já tem vários sites na internet onde você pode baixar de graça livros muito bons e de qualidade.


Tudo isso nos leva a certeza de que essa forma moderna de ler livros está se fortalecendo a cada segundo e a vida cada vez mais "digital", o eBOOK veio pra ficar. Mas o importante é que os jovens da "era digital", que não conseguem ficar um minuto sem o celular, vão continua lendo livros e adquirindo cultura e conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!
Seu comentário será publicado e respondido o mais rápido possível.
Por favor:
- Coloque seu nome no comentário;
- Não faça spam (o comentário será excluído);